Lulu da Pomerânia é considerada uma das raças mais antigas do mundo.
O Pomeranian, tem descendência da família de cães Spitz na região congelada do Ártico da Islândia. Esses cães Spitz eram muito maiores do que o Pom atual, eram cães de guarda e até ajudavam a puxar trenós.
A Raça Spitz possui também várias características de lobo, como as orelhas pequenas que auxiliam a reduzir o risco de congelamento, o subpêlo isolante por ser mais denso auxiliam na retenção do calor corpóreo.
Não temos registros de datas específicas, mas em dado momento o Spitz foi transportado para a Europa, na costa sul do Mar Báltico. E essa região do Báltico foi chamada Pomerânia, que agora inclui partes da atual Polônia e Alemanha, e é de onde veio o nome pomerano. Pommore ou Pommern significa “no mar”.
Atualmente os pomeranos fazem parte do grupo alemão Spitzen, um subgrupo do tipo Spitz, que é composto por cinco tamanhos diferentes de cães. FCI e historiadores alemães consideram o Spitz Alemão como a raça de cão mais antiga da Europa Central a partir da qual outras raças foram produzidas. Esta teoria é fundamentada por descobertas arqueológicas na Suíça e em toda a Alemanha.
Como já vimos aqui ( linka texto antigo) , os Pomeranos são os menores membros do grupo.
Curiosidades: antes de garantir o nome da raça Pomeranian, eles também foram chamados de Fox Dog, Lulu, Pommer, Wolfsspitz Alemão Spitz, Volpino e Spitz Dog.
Outra curiosidade é que na Alemanha até 1974 todos os 5 tamanhos eram genericamente chamados de Spitz Alemão.
Os Lulu da Pomerânia mais comuns na época eram brancos, pretos, marrons e multicoloridos. As cores vermelho e laranja eram raras naquela época.
Pinturas e gravuras do século XVIII apresentam essa raça nas cores branca e preto. O Príncipe de Gales tinha um part Pomeranian preto e branco, chamado Fino, que foi pintado em 1791.
A rainha Charlotte influenciou a evolução da raça quando trouxe dois cães da raça para a Inglaterra em 1767. Eles chamavam Phebe e Mercury, e foram retratados em pinturas de Sir Thomas Gainsborough. Nessa pintura pode se notar que a raça era maior na época, pesando em média 18 kilos.
Em 1888, um lulu da Pomerânia chamado “Marco” foi enviado de Florença, na Itália, para se tornar o amado companheiro da rainha Vitória da Inglaterra. Marco pesava 12 quilos. A rainha também importou uma fêmea branca chamada Gena. O amor da rainha pela raça era claro para todos que a viam com seus cães. Como a rainha era uma monarca popular, a popularidade da raça também cresceu.
O Lulu em versão anã do Spitz Alemão e os primeiros spitz miniatura foram vistos na região da Pomerânia, que fica entre a Alemanha e a Polônia, no século XV.
Parâmetros do padrão oficial da raça
O padrão oficial da raça, reconhecido pelas organizações de cinofilia pelo mundo, estabelece alguns parâmetros como:
- Comportamento muito alegre, dócil, atento, sociável e ligado ao tutor;
- O tamanho da cabeça do Lulu é médio, mais larga em cima e diminui até o focinho.
- O focinho não é muito longo, sempre redondo, preto (ou marrom escuro nos Spitz anões marrons) e bochechas arredondadas
- Os olhos são médios, amendoados e escuros, com pálpebras pretas
- As orelhas são triangulares e pontudas, firmes e apontadas para cima.
- O dorso é bem curto, firme e retilíneo.
- O rabinho é médio e projetado para cima, com pelagem espessa
- As patas são pequenas, mas musculosas, e as almofadinhas são bem escuras.
A Bosniac Poms é uma criadora aproovada pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). A instituição avalia sobre a confiabilidade do canil e se atende às normas sobre a pureza da raça.
Vem conferir os filhotes disponíveis.
Consulte o valor conosco, atendimento personalizado via whatsApp 11 93737-1113.
Para outras regiões do Brasil, nós enviamos seu filhote com todo cuidado e carinho para sua casa!